Digital clock

Alho



Alho

O alho (Allium sativum) é uma das plantas mais cultivadas ao longo da história. Desde a Antiguidade ela já era utilizada como remédio no Antigo Egito; seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram conhecidos desde a Idade Média. Um exemplo da grande popularidade do alho a tempos atrás é o fato de que, com 7 kg de seus bulbos, era possível comprar um escravo no Egito; e os siberianos pagavam seus impostos em alhos.

O bulbo (cabeça do alho) é composto por folhas escamiformes (dentes), as quais são comestíveis e usadas para diversos fins. Do bulbo se desenvolve um talo; em sua extremidade há uma flor. Existem mais de 500 espécies bem diferenciadas de alho. A planta de alho necessita de solos leves, ricos em matéria orgânica e bem drenados para se desenvolver, além de se adaptar melhor a baixas temperaturas.

O alho possui um bom valor nutricional, com vitaminas A, do complexo B e C, além de sais minerais, entre eles ferro, silício e iodo. O alho possui um efeito anti-hipertensivo e anticolesterolêmico, além de ser indicado no tratamento de hipertensão e na redução dos níveis de colesterol.
Na culinária, o alho é amplamente utilizado como tempero ou até mesmo como ingrediente principal em muitos pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário