Digital clock

Azeite reduz colesterol !!!



Azeite

O azeite é o óleo produzido a partir da azeitona, muito usado como tempero em saladas. Trata-se de um alimento antigo e muito presente em grande parte das cozinhas nos dias atuais.

Além do sabor e aroma que proporciona à comida, o azeite é benéfico para a saúde: melhora a digestão das gorduras, ajuda a controlar a pressão arterial das pessoas hipertensas, reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo. 

Outro benefício do alimento consiste na prevenção de oxidações biológicas, em razão de ser rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres.

A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, em razão das condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras.

O azeite extra virgem, mais puro dentre os outros, é aquele extraído na primeira vez que a azeitona é prensada e não passa por nenhum processamento químico. O virgem é o resultado da segunda e da terceira prensagens. 

O refinado é produzido pela refinação do azeite virgem. O azeite puro, mais barato, porém com o mesmo valor nutritivo, é uma mistura de azeite refinado e virgem. São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.

O uso do azeite é antigo, por volta de 3000 anos a.C. a oliveira já era cultivada. Relata-se que há mais de 6000 anos o alimento era utilizado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio. Provavelmente a cultura do azeite foi difundida pelas regiões mediterrâneas por meio dos gregos e fenícios.

Em Portugal, o azeite foi um dos primeiros produtos exportados.

Ao consumir o azeite, é aconselhável verificar sua acidez e data de validade. Normalmente o alimento deve ser consumido dentro do prazo de um ano.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário