Digital clock

Café, benéficos da bebida para a saúde.

Café, benéficos da bebida para a saúde.

Café
O café é uma bebida feita a partir dos grãos torrados do cafeeiro, planta originária das terras altas da Etiópia. Seu nome provém da palavra "qahwa", que significa "vinho da Arábia", uma referência à importância da bebida para os árabes. Com a expansão do Islamismo, o café foi difundido pela Europa, (onde surgiu a ideia de lhe adicionar açúcar) e, posteriormente, pela América. No Brasil, a planta foi introduzida por Francisco de Melo Palheta após uma viagem à Guiana Francesa por volta de 1727.

Ao longo de sua história, o café ganhou gigantesca popularidade e importância. Em Paris, Rousseau, Voltaire, Richelieu e Diderot eram frequentadores assíduos do famoso estabelecimento Café de La Régence. Em momentos da década de 80, foi a segunda mercadoria mais valiosa do mundo, atrás apenas do petróleo.

Os efeitos benéficos da bebida para a saúde são reconhecidos a um bom tempo. Desde o século XVIII, prescreviam-no como remédio nas farmácias. De fato, o café é rico em vitamina B, lipídios e sais minerais. Se consumido moderadamente, pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, entre muitas outras.

A cafeína presente na bebida estimula a atividade cerebral, a produção de endorfinas, além de melhorar a atenção e a concentração do indivíduo. O café ainda melhora a taxa de oxigenação do sangue, possui propriedades antioxidantes e combate os radicais livres presentes no organismo. É aconselhável a ingestão de até 5 xícaras de café por dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário