Digital clock

Dicas de como organizar sua dieta.



Se você tem dúvidas na hora de organizar a sua dieta, de como estipular os horários, o que comer em cada refeição, antes e depois dos exercícios, nós elaboramos um guia da dieta saudável, indicando como ter uma rotina que te ajude a emagrecer com saúde.

06:00 - 07:30 - Hora de acordar!
Assim que levantar da cama beba pelo menos 1 copo de água.


Depois de 8 horas de sono seu corpo não precisa somente de comida, mas também de água. Além disso, beber água de manhã é uma forma de "limpar" o trato digestivo.
07:30 - 08:30 - Café da manhã
Como muita gente sabe essa é uma das principais refeições do dia e não deve ser deixada de lado. E nada de tomar somente um café preto e ir pro trabalho.
É importante que nessa refeição você consuma alimentos variados. O ideal é que coma uma fonte de carboidrato, que pode ser pão ou torrada, de preferência integrais, aveia; um alimento do grupo do leite e derivados, que pode ser leite desnatado, iogurte; e uma fruta ou suco de frutas.
Se for praticar atividade física logo de manhã, o café da manhã deve ser tomado depois do exercício, mas não pratique atividade física em jejum. Você pode comer uma fruta ou mesmo 1 alimento fonte de carboidrato.
10:30 - 11:30 - Lanche da manhã
Antes de comer o lanche da manhã beba mais água. Não espere sentir sede para beber água, tenha sempre ao seu lado uma garrafinha para que não esqueça e acabe ficando o dia todo sem beber água.
Esses lanches intermediários servem para que não fique muitas horas sem se alimentar e acabe ficando com mais fome nas refeições principais.
Uma barra de cereais, frutas oleaginosas, iogurte e frutas são ótimas opções para essa refeição, além de práticos e fáceis de levar na bolsa.
12:30 - 13:30 - Almoço
O prato do almoço deve ser colorido e nem pense em excluir a salada. Procure consumir hortaliças cruas (agrião, alface, tomate, rúcula) e cozidas (chuchu, abobrinha, brócolis, couve-flor). Arroz e feijão é uma combinação perfeita, mas lembre-se, não consuma mais de uma fonte de carboidrato, se comer arroz, evite comer macarrão, batata, mandioca. E o feijão também pode ser trocado por soja, lentilha, grão de bico.
Na hora de escolher a carne, prefira os cortes mais magros ou carnes brancas, sempre grelhados, cozidos ou assados. Se optar pelo frango, retire a pele.
Se tem o hábito de ingerir líquidos durante as refeições, evite bebidas que contenham gás e beba somente 1 copo de suco, chá ou água.
15:30 - 16:30 - Lanche da tarde
Vale a mesma regra do lanche da manhã. Mas se for praticar atividade física no fim da tarde, dê uma reforçada no lanche. Prefira um pão integral com requeijão light ou torradas. Aliás, praticar atividade física no fim do dia é excelente para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade na hora do jantar.
19:00 - 20:00 - Jantar
No jantar a refeição deve ser um pouco mais leve do que o almoço. O feijão, por exemplo, pode ser deixado de lado, e se preferir, pode fazer um lanche. Mas não deixe de comer verduras, carnes e alimentos fonte de carboidratos.
Por ser nessa refeição que muitas pessoas sentem mais fome devido a ansiedade, procure comer com calma. O nosso cérebro demora aproximadamente 20 minutos para mandar a "mensagem" que estamos saciados, se comer rápido pode acabar comendo em maior quantidade e ganhando peso.Faça sua Avaliação de Peso Grátis e receba o resultado em seu e-mail, totalmente grátis!
21:30 - Ceia
Se tiver fome depois do jantar, pode fazer uma ceia. Mas escolha alimentos leves, que não atrapalharão seu sono. Evite alimentos estimulantes como café, chá preto, chocolate. Uma xícara de leite morno com mel pode ser uma excelente pedida.
22:30 - 23:30 - Hora de dormir!
Para que durma aproximadamente 8 horas por dia, esse deve ser o horário ideal de ir para a cama, mas antes beba o último copo de água do dia. Um banho quente e ler um livro são ótimas pedidas para relaxar.
Ter uma boa noite de sono é essencial para ter energia e no dia seguinte começar tudo de novo.
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Nenhum comentário:

Postar um comentário