Digital clock

Alimentação Funcional


A soja é um alimento funcional.
 
Os alimentos funcionais são aqueles que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo atuando no crescimento, desenvolvimento, nutrição, proteção, entre outros. Aplica-se aos alimentos funcionais o papel de proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas além de problemas como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros.

Algumas pessoas confundem o termo proteção dos alimentos funcionais, mas é importante que se saiba que os alimentos atuam de forma a fortalecer o organismo e reduzir as chances de desenvolvimento de doenças, ou seja, se alguma doença porventura surgir, os alimentos funcionais irão agir somente para fortalecer o organismo e não para curá-lo.

Para utilizar alimentos funcionais na alimentação diária e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade a ser ingerida dos componentes funcionais, pois em pequenas quantidades não trarão de fato os benefícios que possivelmente trariam se ingeridos de maneira adequada.

São alimentos funcionais: soja, trigo, arroz, milho, tomate, alho, azeite, chá-verde, uva vermelha, castanha-do-pará, peixes, gergelim, linhaça, lactobacilos, mel e outros. São considerados funcionais os alimentos pré-bióticos, probióticos e simbióticos que beneficiam o funcionamento do intestino.

Apesar de alguns alimentos serem ricos em calorias é importante consumir carboidratos, lipídios e todos os outros nutrientes essenciais para que o organismo não sofra pela falta de algum componente de que precisa para funcionar bem.
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário