Digital clock

Os benefícios dos cereais integrais


Cereais integrais afastam câncer e diabetes

Uma alimentação adequada é essencial para uma vida saudável e de qualidade. Tudo o que ingerimos se reflete em nosso organismo, gerando malefícios ou benefícios a curto e longo prazos. Geralmente, o que ocorre é que ou as pessoas não se alimentam com cereais integrais ou a quantidade ingerida é insuficiente. Isso se dá principalmente pela aceleração do ritmo diário de vida, quando as comidas rápidas se tornam a melhor opção pela praticidade e comodidade.

Os cereais integrais são grãos inteiros, fontes de fibras, nutrientes, minerais (como zinco, fósforo, magnésio), vitaminas e energia (por meio dos carboidratos e proteínas presentes). Sua camada externa é utilizada para a produção de farelo, que contém fibras e vitaminas B e E, além de proteínas. Sua parte intermediária é rica em carboidratos e proteínas, enquanto a parte mais interna possui nutrientes muito importantes para a saúde.

No século XIX, os cereais eram indicados por médicos na prevenção da constipação. Nos últimos 100 anos a dieta das pessoas mudou, passando de rica em cereais à composta por cereais refinados que não têm o mesmo valor nutricional dos integrais, por não conterem a casca e o gérmen (parte germinativa).

Alimentar-se com cereais integrais beneficia significantemente a saúde, auxilia no combate da prisão de ventre e diminui a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Contribui para o controle de peso, pois quem come cereais se sente mais saciado, controla o colesterol, beneficiando o sistema circulatório; mantém a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. Todos esses benefícios devem estar aliados a uma dieta de baixo teor de gordura e a um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, eliminação do tabagismo, estresse e ansiedade.

Alguns exemplos de cereais integrais são aveia, trigo, centeio, cevada, arroz e milho. Para muitas pessoas, nem sempre são bem-vindos no cardápio, mas em prol da saúde e bem-estar atual e futuro é importante incluí-los na dieta. Em pesquisas, foi verificado que o centeio auxilia na memória e mineralização dos ossos, enquanto o trigo ajuda na imunidade e a aveia controla o colesterol. O arroz contribui no aproveitamento de energia, o milho beneficia os olhos e a cevada previne osteoporose.

Para manter a alimentação rica em cereais integrais confira algumas dicas:

- ingira pão integral ao invés de pão branco;
- prefira as massas integrais;
- experimente os produtos integrais e, caso não goste, inicie ingerindo pequenas quantidades até se acostumar;
- desenvolva receitas acrescentando aos poucos os cereais integrais em seu cardápio;
- no café da manhã, alimente-se de aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos à base de farinhas integrais;
- nos lanches, alimente-se de barra de cereais, granola e biscoitos integrais;
- nas refeições, como almoço e jantar, arroz integral, grãos de trigo, massas e tortas feitas de cereais integrais são uma boa recomendação.
Assim, o hábito de pelo menos três porções diárias com cereais integrais é inserido no cotidiano, beneficiando a saúde.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário