Digital clock

Os probióticos


Lactobacilos presentes em iogurtes

Os probióticos são micro-organismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo equilibrando a flora intestinal, o colesterol, a diarreia (em frequência e duração), reduzindo a probabilidade de originar um câncer, inibindo a ação das bactérias intestinais prejudiciais ao bom funcionamento do organismo, ativando a imunidade humoral e celular, aumentando a digestão da lactose, reduzindo a insônia e prevenindo a constipação e o estresse.

Os principais micro-organismos utilizados são: lactobacilos acidófilos, casei, bulgárico, lactis, plantarum, estreptococo termófilo, enterococus faecalis, faecium, bifiobactéria difibus, longus e infantis.

Para que os micro-organismos sejam ingeridos como probióticos devem ser habitantes normais do intestino, apresentar rápida reprodução e resistência para se manter até o prazo de validade. Os probióticos atuam no organismo na produção de compostos antimicrobianos e antibacterianos que auxiliam as bactérias benéficas a permanecerem no organismo e ainda diminuem a grande quantidade de micro-organismos maléficos. 

Essa produção de compostos é feita no intestino grosso, onde as bactérias, que somam aproximadamente 100 trilhões, desempenham sua função no processo digestivo, de absorção e de sintetização de vitaminas.

É importante que a ingestão de alimentos que contêm probióticos tenha quantidade significativa desses micro-organismos, pois necessita atravessar todos os órgãos gastrointestinais em número considerável para desempenhar suas funções. Os probióticos são encontrados em iogurtes, leites fermentados, em pó ou em cápsulas.
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário