Digital clock

Sopa que emagrece por revista Boa Forma.


Por que sopa?


É fato: sopa no jantar é uma fórmula de sucesso para você emagrecer no inverno. À noite, o organismo reduz o ritmo das funções e, portanto, não precisa de tanta energia. Além disso, é um prato que  espanta a fome rapidinho. "Consumida quentinha, ela aquece o corpo assim que cai no estômago, antecipando as mensagens de saciedade enviadas ao centro da fome", explica a nutricionista Maria Cecília Corsi, da Clínica Essencial Light, em São Paulo. Mas, para virar amiga da dieta, tem que ser leve e não pode vir acompanhada de pão, torrada, queijo ralado e outros ingredientes que pesam na balança.


A nossa sugestão é que você incremente com especiarias, como gengibre, pimenta e canela, que ressaltam o sabor sem acrescentar calorias. E o melhor vem agora: por terem ação termogênica aceleram o metabolismo), dão à sopa o poder de queimar as gordurinhas! Porém, a receita completa sempre deve combinar proteína magra (frango, quinua), carboidrato (macarrão e arroz integrais) e fibras (abóbora, rúcula). Aliás, quem não gosta de vegetais pode aproveitar a oportunidade para camufar no caldo essa família de alimentos, importantes para manter o bom funcionamento do intestino. Procure acrescentá-los à sopa em pedaços para estimular a mastigação - outro mecanismo que faz você se sentir feliz com menos comida.



Ainda não está convencida? Aqui vão mais algumas razões para você virar fã do prato: a sopa mantém o organismo hidratado, pois tem bastante água, e é fácil de variar o sabor. Nossa sugestão é que você prepare uma boa quantidade de caldo básico (veja a receita a abaixo), congele em porções individuais e crie uma sopa diferente a cada dia. Para não correr o risco de torná-la muito calórica, fizemos uma lista de alimentos que podem ser combinados do jeito que você preferir. Não tem erro: sua sopa vai ficar gostosa, completa, pouco calórica e com o poder de queimar calorias. É o máximo!


Caldo básico

Ingredientes

• 1 peito de frango grande (800 g) ou carne vermelha magra (coxão mole, patinho ou alcatra)
• 2 1/2 litros de água
• 2 cebolas cortadas ao meio
• 2 cenouras grandes em pedaços
• 1 tomate com pele e semente
• 2 talos de salsão
• 1 folha de louro
• 2 hastes de salsinha
• 3 grãos de pimenta-do-reino
• 1 col. (café) de sal

Modo de preparo

Corte o frango em cubos pequenos para que solte todos os nutrientes durante o cozimento. Coloque na panela de pressão com a água, a cebola, a cenoura, o tomate, o salsão, o louro, a salsinha, a pimenta e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a válvula começar a apitar, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Retire o frango e guarde. Passe o caldo por uma peneira fina pressionando os legumes cozidos com uma concha. Distribua o caldo coado em cinco potes higienizados (cerca de 300 ml cada um) e congele. Use uma porção para
preparar uma sopa diferente a cada dia. Deixe para ajustar o sal na finalização da sopa.
Tempo de preparo: 20 minutos (+ o tempo de cozimento)
Rende: 5 porções  (300 ml cada uma)
Calorias: 35
Sugestão: se você gosta da sopa grossinha, bata os legumes com o caldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário